
Polivitamínico é um produto fabricado com uma família de nutrientes muito especiais – a das vitaminas e minerais. Esses elementos também são chamados de micronutrientes, indicando que as necessidades são pequenas quando comparadas aos nutrientes que fornecem energia, como carboidratos, proteínas e gorduras. No entanto, apesar de não necessitarmos de grandes quantidades, é comum encontrar pessoas que apresentam deficiência nutricional desses elementos.
As vitaminas e os minerais são extremamente importantes para o nosso organismo, visto que atuam no funcionamento, crescimento, desenvolvimento e nas funções metabólicas. Um aporte adequado de vitaminas e sais minerais pode prevenir doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e até alguns tipos de câncer.
POLIVITAMÍNICO: PARA QUE SERVE?
Vitaminas e minerais são elementos não energéticos, o que quer dizer que a força física para realização do seu treino não depende exclusivamente do consumo desses nutrientes. Mas não se engane, apesar de não fornecerem calorias, todo o funcionamento do nosso organismo depende da ingestão adequada e diária dos micronutrientes, visto que tanto nossa saúde quanto o desenvolvimento muscular dependem da ingestão diária de vitaminas e minerais.
Além disso, o magnésio atua no sistema cardiovascular, sistema endócrino, sistema imune e no sistema que controla a contração e o repouso dos vasos sanguíneos, regulando a pressão sanguínea. A presença dos íons derivados do cloro ainda trazem benefícios para absorção de outros micronutrientes presentes na dieta.
POLIVITAMÍNICO É BOM PARA QUAIS OBJETIVOS?
- Melhora a memória
- Reduz o estresse
- Diminui a sensação de cansaço
- Torna a digestão mais eficaz
- Auxilia no crescimento muscular
- Diminui as dores durante o exercício.
POR QUE CONSUMIR POLIVITAMÍNICO?
São 17 nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, de modo que todos são encontrados em alimentos que podem ser consumidos no dia a dia. No entanto, com a correria da rotina, nem sempre é possível suprir a necessidade diária somente através da oferta alimentar.
Dessa forma, os suplementos polivitamínicos tornam-se uma ferramenta muito importante para praticantes de atividade física, atletas e sedentários, que podem consumir os nutrientes necessários à saúde e melhorar o desempenho esportivo.
QUANDO INCLUIR POLIVITAMÍNICO NA ROTINA?
Resumidamente, podemos dizer que o polivitamínico se trata de uma estratégia para regularizar e adequar a dieta quando não conseguimos uma alimentação ideal. O principal objetivo desse tipo de suplemento é assegurar que o atleta consuma doses diárias de vitaminas e minerais, que na maioria das vezes não estão presentes de forma suficiente na alimentação. Mas não são só os praticantes de atividades físicas que podem desfrutar dos benefícios do polivitamínico: ele também é recomendado para casos de má nutrição, problemas digestivos, gravidez, doenças crônicas e outros casos recomendados por nutricionistas.
BENEFÍCIOS DO POLIVITAMÍNICO
Melhora na recuperação muscular: quando o indivíduo está engajado em uma rotina de treino podemos encontrar aumento das necessidades nutricionais, em especial dos micronutrientes;
Redução na incidência de lesões: o consumo de quantidades menores do que aquelas ideais pode ser extremamente danoso ao organismo, podendo inclusive ocasionar a deficiência de micronutrientes e aumentar a incidência de lesões;
Fortalece o sistema imunológico: as atividades imunológicas podem ser prejudicadas se a oferta de micronutrientes estiver abaixo do necessário. Nesse caso, o produto serve como uma importante ferramenta no auxílio do consumo de vitaminas e minerais;
Crescimento muscular: este produto complementa a dieta e pode ajudar viabilizando os resultados desejados. Sabemos que essa situação depende de fatores relacionados a treino, dieta e descanso, contudo, o produto deve ser encarado como uma das ferramentas necessárias;
Aspecto saudável para cabelo, unhas e pele: nossos tecidos necessitam de todas as vitaminas e minerais. Muitas vezes, quando há deficiência desses elementos, podemos notar sintomas como cabelos quebradiços, unhas fracas, pele seca ou descamando, entre outros fatores. Novamente: esse produto pode ser usado como uma ferramenta de apoio ao tratamento.
BENEFÍCIOS DO POLIVITAMÍNICO PARA ATLETAS
O uso de polivitamínicos associado à prática regular de atividade física combate o estresse causado pelos radicais livres no organismo, moléculas que retardam os ganhos e levam ao envelhecimento precoce das células. Além disso, quem suplementa polivitamínico tende a ter mais energia durante a atividade física e recuperação muscular acelerada.
Além disso, exercícios de longa duração tendem a esgotar o estoque de sais minerais e consumir mais rapidamente as vitaminas armazenadas no organismo, por isso, o polivitamínico é aliado dos praticantes de exercícios físicos, suprindo as exigências nutricionais dos treinos.
POLIVITAMÍNICO
O polivitamínico é ideal para repor as suas vitaminas e minerais, visto que hoje a grande deficiência por falta destes elementos trás prejuízo para a saúde.
POLIVITAMÍNICO PARA GESTANTES
O polivitamínico também é extremamente importante durante o período de gestação. A ingestão de vitaminas como o ácido fólico (B9) diminui em quase 80% as chances de malformação do tubo neural do feto. Além disso, a vitamina D também é indispensável para a melhor absorção do cálcio no organismo, o que garantirá não somente a saúde óssea do bebê, mas também da mãe. Visto que o polivitamínico oferta boas quantidades de vitaminas e minerais, esse suplemento pode tornar-se uma excelente opção para gestantes.
POLIVITAMÍNICO: QUANDO TOMAR?
Para pessoas que praticam exercícios resistidos com musculação, crossfit ou levantamento de peso, o produto deve ser consumido ao longo dos treinos. Já para praticantes de exercício resistido como ciclismo, corrida ou natação, indica-se a ingestão logo após o treino.
POLIVITAMÍNICO: COMO TOMAR?
Recomenda-se consumir o polivitamínico junto a uma refeição que possua carboidratos e que esteja pelo menos quatro horas distante do treino, para evitar influência negativa nas sinalizações celulares que desencadeiam adaptações. Além disso, você pode ingerir sua cápsula com o auxílio de água de coco, que é riquíssima em sais minerais como os presentes na composição do produto, excelente para praticantes de atividades físicas.
POLIVITAMÍNICO: QUANTO TOMAR?
Sugerimos genericamente que o consumo seja de uma unidade de cápsula ao dia. No entanto, devemos lembrar que a quantidade descrita como 100% refere-se a uma pessoa sedentária, visto que, quando há exercício físico na rotina, observamos aumento nas demandas/necessidades de nutrientes pelo organismo. Ou seja, o 100% descrito na tabela não é o 100% de um praticante de exercícios físicos.
SINTOMAS DA AUSÊNCIA DE VITAMINAS E MINERAIS NO CORPO
A ausência de vitaminas no corpo pode ocasionar, entre outros fatores, queda de cabelo, unhas fracas, dores de cabeça, dores musculares, letargia, fraqueza muscular e sistema imunológico frágil. Já a falta de minerais pode resultar em espasmos musculares, enfraquecimento ósseo, anemia, fadiga muscular e cãibras. Sendo assim, o polivitamínico é uma excelente opção para assegurar a oferta necessária de vitaminas e minerais.
tabela Nutricional:
Informações Nutricionais Polivitamínico
Porção: 1 comprimido (1gr)
Conteúdo: 120 comprimidos
Quantidade por porção % IDR *
Vitamina C 45mg 100
Vitamina D 5mcg 100
Vitamina E 6,7mg 67
Vitamina B1 1,2mg 100
Vitamina B3 4mg 25
Vitamina B5 5mg 100
Vitamina B6 1,1mg 85
Vitamina B9 200mcg 83
Vitamina B12 2mcg 83
Vitamina H 30mcg 100
Vitamina K 50mcg 77
Cromo 35mcg 100
Zinco 3mg 32
Iodo 130mcg 100
Manganês 1,5mg 100
Selênio 20mcg 59
Molibdênio 40mcg 89
“Não contém quantidade significativa de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.”
(*) % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
SUGESTÃO DE USO: Consumir 1 (um) comprimido ao dia, ou conforme recomendação de nutricionista ou médico.
Armazenamento: Armazenar na embalagem original, ao abrigo da luz, calor e umidade.
Ingredientes: Isomalte, mix de vitaminas e minerais: ácido ascórbico revestido (vitamina C), sulfato de zinco (zinco), sulfato de manganês (manganês), acetato de tocoferol (vitamina E), ácido pantotênico (vitamina B5), nicotinamida (vitamina B3), iodeto de potássio (iodo), selenito de sódio (selênio), tiamina (vitamina B1), piridoxina (vitamina B6), fitomenadiona (vitamina K), picolinato de cromo (cromo), ácido fólico (vitamina B9), molibdênio de sódio (molibdênio), biotina (vitamina H), colecalciferol (vitamina D), cianocobalamina (vitamina B12), estabilizantes amido de milho, celulose microcristalina, lubrificante estearato de magnésio, acidulante ácido cítrico, antiumectante dióxido de silício, aroma de laranja e edulcorante sucralose.
Alérgicos: Não contém glúten. Não contém lactose. Não contém corantes.